Turma da Paz

Convivência e fortalecimento de vínculos entre crianças e adolescentes.

Finalidade

Convivência e fortalecimento de vínculos entre crianças e adolescentes.

Público Alvo

Crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social.

Objetivo

Formar cidadãos autônomos, desenvolvendo a sua postura crítica e criativa, promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social, fortalecer a convivência e a integração, fomentando a cultura da paz e propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.

Mais Detalhes

Temos cerca de 65 alunos matriculados neste programa. Visamos fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da qualidade de vida de seus entes, prevenindo a ruptura de vínculos.

Metodologia

O serviço ofertado inicia pelo acolhimento, a orientação e encaminhamento para os grupos de convívio e fortalecimento de vínculos. Nestes grupos serão trabalhadas as informações, a comunicação e a defesa de direitos, garantindo o fortalecimento da função protetiva da família por meio de mobilização e mapeamento das redes sociais de apoio. Diariamente são desenvolvidas duas atividades com a duração de uma hora e meia cada. As oficinas temáticas
são realizadas de acordo com o calendário anual e com o interesse do grupo e a cultura, podendo abrangir uma das categorias abaixo:

OFICINA DE MÚSICA – Aulas de música com instrumentos de sopro e percussão.

OFICINA DE INFORMÁTICA – A oficina de informática viabilizará a apropriação de novos conhecimentos das tecnologias de comunicação, contribuindo para a alfabetização tecnológica das crianças e adolescentes atendidos.

OFICINA DE ESPORTE – Tem como objetivo o melhoramento do condicionamento físico dos usuários, desenvolvendo habilidades esportivas e realizando as atividades visando o desenvolvimento de princípios como o respeito ao próximo, o trabalho em equipe e a importância de saber perder. O lúdico e a coordenação motora também são desenvolvidos em atividades como futebol, vôlei, basquete, queimada e várias outras.

OFICINA DE ARTE, LEITURA E CRIATIVIDADE – Esta oficina garante oportunidades para que as crianças e adolescentes desenvolvam a imaginação criadora, expressão, sensibilidade e comunicação. O conhecimento do mundo é ampliado em relação às diversas formas de expressão artística.

Período de Realização

O serviço funciona no turno vespertino das 13h30 às 16h30, de segunda à sexta-feira e durante todo o ano.

Se interessou pelo programa?

Saiba mais!