Semente do Amanhã

Orientação de gestantes em situação de vulnerabilidade social.

Finalidade

Auxiliar gestantes em situação de desamparo emocional e social.

Público Alvo

Gestantes do 3º ao 9º mês de gestação que residam no Bairro Santa Cruz II e imediações, priorizando o atendimento para gestantes expostas a mazelas sociais.

Objetivo

Acolher, cadastrar e orientar as usuárias sobre os direitos sociais básicos em parceria com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Promover palestras com equipe multiprofissional cedidas pela rede de saúde com temas relevantes como aleitamento materno, vacinação da criança, higiene, autoestima, entre outros.

Realizar oficinas de trabalhos manuais com voluntários da comunidade como meio de interação social, fortalecimento de vínculos e geração de renda. Preparar o rito de desligamento e entrega do kit enxoval para cada usuária.

Mais Detalhes

Temos cerca de 70 alunas matriculada neste programa. Visamos oferecer suporte à elas para o recebimento do novo membro na família, prevenindo situações de risco social familiar. Preparar o rito de desligamento e entrega do kit enxoval para cada usuária.

Metodologia

São realizados temas semanais, sendo: A importância do exame pré-natal, alterações que acontecem no corpo da mulher durante a gestação, dieta adequada, cuidados com medicações, a importância e benefícios do aleitamento materno, temas relacionados à nutrição e cuidados com o bebê, orientações sobre o teste do pezinho e vacinação, direitos legais concedidos à gestante e planejamento familiar.

Período de Realização

Cada tema é abordado em um encontro. Os encontros são realizados semanalmente, nas terças-feiras, das 13h às 17h.

Se interessou pelo programa?

Saiba mais!