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Educandário Espírita Hermes Pereira Dourado
A criação do Educandário Espírita Hermes Pereira Dourado foi regulamentada no mês de novembro de 2007, com a Resolução de autorização de nº 1062, de 22 de novembro de 2007, pelo CEE/CEB, iniciando suas atividades em janeiro de 2008, com o Ensino Fundamental.



DOS PRINCÍPIOS E OBJETIVOS


- A Educação Básica, formada pela Educação Infantil e Ensino Fundamental, tem por finalidade proporcionar oportunidades de desenvolvimento ao educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável ao exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, tendo por princípios:

I – O desenvolvimento de habilidades e de valores morais, afetivos, sociais, psicológicos, concomitantes aos cognitivos;
II – a compreensão e a prática indispensáveis ao exercício da cidadania;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, escrita e cálculo;
IV – O fortalecimento dos vínculos familiares, de laços de solidariedade humana, de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


- O Ensino Fundamental desta Unidade Escolar é ministrado do 1º ao 2º ano, (parcial) com amparo e cumprimento dos dispositivos legais específicos, tendo como base os Ensinamentos da Doutrina Espírita, propõe:
I - Colaborar no desenvolvimento integral do educando (Espiritual, Intelectual e Moral)
II – Assegurar-lhe, em parceria com a família, a formação necessária e indispensável ao exercício da cidadania;
III – Fornecer-lhe os meios para progredir no trabalho e estudos posteriores;
IV – Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
V – Compreender que o ambiente natural e social são partes integrantes da natureza e que, por isso, têm de ser cuidados e preservados pelo homem;
VI – Compreender a importância de se conhecer criticamente o sistema político vigente, o avanço tecnológico, das artes e os valores que fundamentam a sociedade;
VII – Desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de habilidades e a formação de atitudes, valores (morais e espirituais);
VIII – Fortalecer os vínculos da família, os laços de solidariedade humana e tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
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A Escola Espírita, segundo o professor Ney Lobo, é aquela que imprime os princípios da educação espírita em todas as suas atividades pedagógicas, educacionais e administrativas, estabelecendo o primado da educação sobre a instrução e a primazia da conduta sobre o conhecimento.

Filosofia da Escola

A Escola tem como diretriz básica oferecer oportunidade ao aluno de desenvolver suas faculdades como um todo, considerando os diversos aspectos que o envolvem: culturais, familiares, sociais, religiosos, políticos e ocupacionais, através de uma evolução individualizada que se processa conscientemente e se adequar ao individuo com a sua aquiescência, sendo em síntese a auto educação.
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