Menor Melhor

Promoção e integração de menores no mercado de trabalho com direitos garantidos.

Finalidade

Promoção e Integração ao mercado de trabalho.

Público Alvo

Adolescentes entre 14 e 18 anos e jovens de 18 a 24 anos incompletos, priorizamos o atendimento para jovens provenientes de família de baixa renda e/ou em condição de vulnerabilidade social.

Objetivo

O Programa Menor Melhor tem como objetivo inserir os adolescentes no mercado de trabalho, combatendo a evasão escolar e o trabalho infantil, desenvolvendo competências pessoais, trabalho em equipe, comunicação e marketing pessoal, com a finalidade de transformar a realidade dos jovens e fortalecer sua autoestima por meio do trabalho.

O Programa é organizado a partir das necessidades da sociedade, com ações pautadas na defesa e afirmação de direitos, além do desenvolvimento de capacidades, potencialidades com vista à inclusão produtiva e preparação para formação integral do ser.

Metodologia

Com aprendizagem teórica e prática, realizada em módulos de ensino divididos em duas etapas:

FORMAÇÃO BÁSICA – período preparatório para o ingresso do jovem no trabalho.

FORMAÇÃO ESPECÍFICA – composta pelo aprendizado teórico realizado uma vez por semana nas dependências do IAM em horário compatível ao escolar. E a prática desenvolvida no ambiente de trabalho.

Conteúdos Gerais

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO – Saber teórico e relacional que facilite a inserção permanente do adolescente no mercado de trabalho. Com características de formação específica, esta atividade ocorrerá um dia da semana e a frequência do aprendiz é obrigatória.

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESPECÍFICAS – É realizado de forma modular e o aprendiz tem a oportunidade de participar conforme o interesse, o número de vagas e a necessidade do mercado de trabalho. Serão oferecidos cursos como: Informática Básica, Digitação, Pacote Office (Word, Powerpoint e Excel) Comunicação e Linguagem , Matemática Básica, Telefonista, Secretariado, Técnicas de Vendas e Técnicas Bancárias.

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VALORES PESSOAIS E SOCIAIS – É realizado de forma modular e visando à formação humana, com conteúdo voltado para a Educação Sexual, Convivência Familiar e Comunitária, Protagonismo Juvenil, Participação Social e Voluntariado.

Período de Realização

A Formação Básica é realizada em duas semanas com aulas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h ou das 13h30 às 17h, totalizando 40 horas. A Formação Específica poderá ser de um ano e quatro meses a dois anos, devendo o jovem frequentar a capacitação teórica, durante esse período, uma vez por semana no mesmo horário do seu trabalho, totalizando no mínimo 400 horas – tempo exigido pela Lei da Aprendizagem 10.097/2000.

Se interessou pelo programa?

Saiba mais!